O EVENTO

Em agosto de 2016, representantes de instituições públicas se reuniram e criaram o Fórum de Combate à Corrupção do Espírito Santo (Focco-ES), com objetivo de tornar mais efetivo o combate às fraudes e desvios na gestão pública.

Durante esse período, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), o Ministério Público Federal (MPF/ES), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a Delegacia da Receita Federal (DRF-ES), a Superintendência de Polícia Federal (SPF-ES) e o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União(CGU) trocaram informações e formularam ações conjuntas que resultaram em investigações de grande relevância.

Para marcar a data, o Focco-ES realizará o I Encontro do Dia Internacional Contra a Corrupção. O evento será realizado em Vitória, no dia 07 de dezembro. Interessados poderão participar, por meio de inscrição gratuita.

Público-alvo

Integrantes de comissões de controles internos, de conselhos de entidades, de ONG’s, de organizações da sociedade civil, estudantes e universitários.

Objetivo

O I Encontro do Dia Internacional Contra a Corrupção visa discutir temas de expressão no cenário nacional e capixaba, além de compartilhar a evolução de algumas ações conjuntas realizadas pelas instituições que compõem o Focco-ES.

INSCRIÇÃO

Via portal da Escola de Contas Públicas

Programação

Sujeito a alterações sem prévio aviso.

07 de dezembro de 2017

13h Credenciamento
13h30 Abertura Oficial
Sérgio Aboudib - Presidente do TCEES
Elda Spedo - Procuradora-geral de Justiça do MPES
Edmur Baida - Coordenador do Focco-ES
14h "O combate à corrupção: o papel do Controle Externo" Rafael Jardim - Secretário da Secretaria de Relações Institucionais no Combate à Fraude e Corrupção - TCU
14h40 "Desafios e prioridades do combate à corrupção no Brasil" Mário Vinicius Claussen Spinelli – Ouvidor-geral da Petrobras
15h20 "Moedas virtuais e os desafios para as investigações" Luciano Flores de Lima - Delegado da Polícia Federal
16h Entrega da premiação – 9º Concurso de Desenho e Redação da CGU
16h30 “As três dimensões da corrupção no Brasil” Luiz Alberto Hanns - Doutor em Psicologia Clínica, membro da Casa do Saber
17h30 Encerramento Sérgio Aboudib, Elda Spedo e Edmur Baida
17h40 Café de encerramento

Palestrantes

Sujeito a alterações sem prévio aviso.

Data e local

I Encontro do Dia Internacional Contra a Corrupção – 07 de dezembro de 2017

Local do evento: Auditório do MPES, localizado na rua Procurador Antônio Benedicto Amancio Pereira, 121, Bairro Santa Helena, Vitória - ES

SUGESTÕES

Transporte Privado
  • RádioTáxi 24h (27) 3225-0900
  • Aplicativos: UBER / 99 / EasyTaxi / Taxi Capixaba
Transporte Público Telefones Úteis
  • Ambulância - 192
  • Bombeiros - 193
  • CIODES - 190
  • Aeroporto de Vitória (27) 3235-6300 / 6350
  • Rodoviária de Vitória - (27) 3222-3366

Sobre o Focco-ES

Com o objetivo de tornar ainda mais efetivo o combate às fraudes e desvios na gestão pública, foi assinado, em agosto de 2016, o Termo de Cooperação Técnica para a criação do Fórum de Combate à Corrupção do Espírito Santo (Focco-ES). A solenidade de assinatura foi realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, sede do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), em Vitória. A criação do Focco-ES visa permitir a troca mais ágil de informações e a formulação de ações conjuntas entre as instituições que compõem o fórum.

Integram o Focco-ES o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), o Ministério Público Federal (MPF/ES), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a Delegacia da Receita Federal (DRF-ES), a Superintendência de Polícia Federal (DPF-ES) e o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União(CGU).

Os integrantes do Focco-ES trocam informações e documentos entre as instituições, de forma mais ágil e sistemática, favorecendo a atuação preventiva de combate à corrupção. Assim, é possível o acesso rápido a dados relacionados a fraudes durante as apurações de atos de corrupção.

Cabe também ao Focco-ES desenvolver ações para o diagnóstico e combate da corrupção, além de incentivar e fortalecer o controle social e a transparência pública. A exemplo de outros Estados, tem ainda o objetivo de implementação da rede nacional de combate à corrupção.

O colegiado é coordenado pelo secretário de Controle Externo do TCU-ES, Edmur Baida.

Imprensa

Para mais informações sobre o Focco-ES, você pode enviar e-mail para as assessorias das instituições que compõem o Fórum:
Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES)
Telefones: (27) 3334-7687 / 7689
E-mail: ascom.comunicacao@tce.es.gov.br
Ministério Público Federal
Telefones: (27) 3211-6444 / 9-9244-7775
E-mail: pres-ascom@mpf.mp.br

Contato

Escola de Contas Públicas - TCEES
Telefone (27) 3334-7655

Seminário Corrupção 2017 > Contato